Se vestir para o trabalho pode ser desafiador quando a empresa não investe em uniformes, afinal é preciso usar a roupa adequada, pois o profissional reflete a marca que ele trabalha e uma roupa que não seja a melhor opção pode trazer implicações para a empresa que ele atua e para ele próprio.
Por isso, vamos trazer 5 dicas para que você não erre na hora de se vestir para o trabalho. Confira!
1. Qual é a empresa que você trabalha?
Sim, esse é o primeiro passo na hora de escolher com qual roupa você trabalha. Como assim? Por exemplo: sua empresa é um banco? Um escritório de advocacia? Uma loja que vende Buquê de Noiva? Um Escritório de contabilidade? Se a resposta for sim, o estilo de roupa é bem diferente de uma empresa de publicidade, de um jornal ou de uma loja de roupas.
Quando você entende qual é o estilo que sua empresa tem, fica mais fácil não errar! Assim, vai te dar um norte para um ambiente que é mais descontraído ou mais sério e isso faz com que você não fique deslocado.
Uma dica importante é: pesquise sobre a empresa antes mesmo da entrevista, pois isso vai te ajudar tanto na entrevista quanto depois, caso seja contratado!
2. A empresa tem dress code?
Dress code? O que é isso? Algumas empresas costumam ter um material que é entregue aos novos contratados dando um norte sobre a atuação, sobre o que vestir e muito mais. Algumas também disponibilizam outras informações como a de saúde e segurança no trabalho.
Para não errar, converse com seus novos colegas para entender o que pode e o que não pode. Algumas companhias, exigem que homens usem terno ou camisa social e as mulheres sempre roupas mais formais, outras são mais flexíveis.
Por isso, é preciso prestar atenção na forma como os demais funcionários se vestem, pois isso vai te ajudar a não errar.
3. O que você quer passar com a roupa que usa?
Além de pensar na empresa, é preciso considerar o que você pretende passar com a roupa que usa. Em empresas mais formais, é preciso respeitar o estilo da empresa.
Em empresas mais “descontraídas”, mas que atendem ao público, essa atenção precisa ser redobrada, afinal uma roupa errada, pode comprometer a imagem que as pessoas têm na marca.
Se for uniforme para setor de manutenção em energia solar, precisa ser calças de tecidos resistentes e macios, que possibilitem movimento e camisas de algodão, tons claros, tecido macio e leve que permitem ventilação.
4. Procure usar sempre roupas sóbrias e básicas
Tem um jeito de não errar? Tem sim!
Como? A resposta é simples, a preferência deve ser sempre por uma roupa que seja básica, mas que preze por seu estilo, sem deixar de ser sóbria.
E não se esqueça, a escolha do sapato para trabalhar, compõe todo o look e valoriza o estilo. Mas, preze pelo conforto.
Mesmo que esse não seja o estilo da empresa, você não vai destoar dos demais e não vai chamar a atenção e o que todo mundo quer, não é mesmo? Chamar atenção apenas com o trabalho!
5. Padrão deve ser mantido
A última dica é prestar atenção na forma como as demais pessoas que trabalham com você se vestem, pois isso vai te dar um norte e te ajudar a acertar. Estar confortável é importante, mas sempre considerando o estilo que a empresa tem.
Não é fácil acertar e nem sempre, o patrão fica contente com a forma como as pessoas se vestem. Por isso, o ideal é apostar em dar uniforme para os funcionários, porque isso vai aumentar ainda mais o alcance da sua marca. Por isso, faça já um orçamento e saiba mais!