Os empreendedores devem saber que a escolha de uniformes para sua empresa, seja ela corporativa ou industrial, fortalece as estruturas de qualquer organização, trazendo segurança para colaboradores e clientes, bem como reforçando a identidade e o pertencimento dos profissionais.
A importância de usar uniformes no trabalho não se limita apenas a criar reconhecimento de marca, mas também pode ser funcional, como no caso de roupas de trabalho industriais, de segurança, como botas de EPI, ou ser usado como uma questão de orgulho, como nas forças armadas.
História do uniforme
A título de curiosidade, o primeiro uso registrado de uniformes escolares foi na Inglaterra e remonta a 1222. No entanto, o design atual do uniforme moderno não entrou em cena até o século XVI.
Acredita-se que a Christ Hospital School, localizada em Londres, foi a primeira escola conhecida a adotar uniformes, a partir do ano de 1552. O uniforme era composto por um longo casaco azul e uma meia amarela até o joelho.
Mesmo séculos depois, o uniforme permanece quase inalterado, sendo também o mais antigo ainda em uso. Inclusive, até mesmo os alunos não querem nenhuma mudança no design.
As cores azuis e amarelas marcantes do uniforme, e a propensão do aluno para ele, são exemplos perfeitos de como uma vestimenta pode criar reconhecimento de marca.
O mesmo se aplica a roupas de trabalho industriais e uniformes corporativos.
Com eles se tornando um pilar no mundo atual, eles servem a um propósito maior do que ser uma identidade de marca, fornecendo segurança, proteção e outras funcionalidades. Tamanha é a importância, que chegam a ser entregues em uma caixa de presente personalizada.
Anteriormente, durante a revolução industrial, funcionários e gerentes eram obrigados a usar uniformes para distingui-los entre cargos e funções.
No entanto, com padrões de segurança mais rigorosos, o vestuário de trabalho industrial percorreu um longo caminho para fornecer não apenas identificação dentro e fora das plantas fabris, mas também mais segurança e durabilidade.
O uso de vestimentas no mundo corporativo, por outro lado, evoluiu para uma mistura casual e profissional.
Toda essa evolução dos uniformes determina a necessidade de vestir uma roupa que entenda a importância das vestimentas no trabalho e atenda as necessidades do local, sendo mais formal ou casual, ou ainda mais leve ou pesada, conforme as necessidades.
Mas para além dos materiais e formatos usados, as cores também definem o modelo, a mensagem, identidade e até o setor dos profissionais, permitindo o melhor modelo a ser implementado em cada organização
Por que escolher a cor é importante?
Tão importante quanto o logo empresarial, ou o design de uma vestimenta, a cor fala muito sobre o seu negócio.
Durante séculos, as pessoas investiram significado emocional em cores diferentes, o que se aprende por meio de um curso design gráfico online e diversos aspectos sociais e emocionais, o que ajuda a implementar associações que são muito difíceis de alterar.
Da próxima vez que você estiver na rua, andando por um parque ou vendo um anúncio na TV, veja quais cores saltam para os olhos, sem prestar atenção às marcas e logos em si.
Os primeiros logos que você notará provavelmente serão aqueles com muito vermelho, laranja ou amarelo brilhante. Não é por acaso que redes de fast food de sucesso global usam essa combinação de cores a seu favor, pois chama a atenção e remete a vontade de comer.
Em seguida, pense nas associações emocionais que as cores evocam. Isso é, em um nível subconsciente, como você (e consequentemente os potenciais clientes) se envolvem com essas marcas e quais sentimentos surgem ao observar os tons.
É por isso que a cor é tão importante na hora de escolher seu uniforme.
Dicas a partir do simbolismo das cores
Seja qual for o seu segmento produtivo, a consideração por trás da psicologia das cores será benéfica para compor diferentes estratégias, inclusive a formação da identidade da marca e dos uniformes a serem utilizados.
Por isso, para fazer o melhor uso de sua marca e uniforme, pense nos seguintes significados simbólicos ligados às cores comumente usadas.
-
Amarelo
Tradicionalmente, a cor amarela simboliza felicidade, otimismo e criatividade. A sensação de calor é temperada pela associação com sinais de alerta presentes em etiquetas para produtos de limpeza e usados em comércios de construção e manufatura.
Assim, escolha o amarelo se quiser uma cor que chame a atenção, pois o cérebro humano está programado para vê-lo primeiro.
-
Azul
A escolha mais comum e popular para roupas de escritório, o azul é a cor corporativa por excelência. Ele não ganhou esse status por acaso.
O azul é uma excelente cor de equipe, significando confiança, pertencimento e confidencialidade, além de em tons mais fechados trazer seriedade.
Exatamente por esse motivo muitas instituições de ensino que oferecem cursos profissionalizantes preferem uniformes azuis em vez de pretos, pois a impressão que dá é mais amigável e aberta, ainda que a confiabilidade ainda esteja presente.
-
Branco
Pureza, limpeza e calma são as principais associações dadas pelos uniformes brancos.
Terapeutas de beleza, médicos e outros profissionais de saúde utilizam roupas brancas por esse motivo.
Ainda assim, mais importante a ter em mente com o branco é que pode ser uma cor impraticável para setores em que o toque constante ou uso de outros materiais, pois a sujeira é mais facilmente percebida.
-
Prata ou cinza metálico
Prata e alguns tons de cinza dão a impressão de conhecimento tecnológico e capacidade científica.
Até certo ponto, essa também é uma cor de prestígio, por isso funciona bem em empresas com reputação de excelência técnica, tanto que o envelope personalizados corporativo segue a tendência de uso em uma variação na escala de coloração.
-
Preto
Uniformes corporativos pretos projetam autoridade, conhecimento e sofisticação. Eles são frequentemente vistos em bancos e corporações de alta potência.
Não é chamado de “poder curativo” à toa.
No contexto errado, no entanto, uniformes de escritório pretos podem dar uma impressão de reserva e controle.
-
Verde
O verde dá uma aura de calma, tranquilidade e crescimento. Com isso, muitos centros de jardinagem, locais ecológicos e centros de saúde e integração escolhem o verde para os uniformes por causa da associação natural com plantas e esperança.
Centros de saúde e farmácias também usam essa cor por causa da associação com saúde e crescimento.
-
Vermelho
Um uniforme vermelho dá a impressão de dinamismo, emoção e confiança. Camisas vermelhas ou pólo podem ser usadas com grande efeito em:
- Bares;
- Lanchonetes;
- Lojas de departamento;
- Restaurantes.
Isso significa que é bastante adequado para estabelecimentos comerciais voltados para o cliente, como balconista de loja de manutenção em notebook. Tudo para incutir confiança nos funcionários e atrair a atenção dos clientes, que localizam rapidamente os profissionais no estabelecimento.
Por outro lado, o vermelho também pode ser visto como um confronto, por isso atente-se aos locais em que é empregado.
Benefícios dos uniformes no local de trabalho
Abaixo estão alguns dos benefícios mais importantes do uso de uniformes no trabalho, seja para os profissionais, seja para a empresa que emprega esse item.
-
Oportunidade de negócios
Um dos benefícios mais importantes dos uniformes dos funcionários, a oportunidade de negócio pode ocorrer ao estabelecer uma identidade de marca, funcionando como uma ferramenta de marketing.
Apesar disso, muitos funcionários – seja de uma empresa de locação de impressoras ou uma venda de artigos eletrônicos – ainda acredita que usar uniforme para trabalhar é apenas para ter uma boa aparência ou projetar uma imagem profissional.
No entanto, o propósito de um uniforme serve muito mais do que isso.
Qualquer empresa que leva a sério um programa de uniformes de funcionários entende a importância do vestuário de trabalho e o aproveita para integrar as equipes e até trazer mais segurança ao local, visto que pessoas vestidas incorretamente serão rapidamente percebidas.
Assim, há um alinhamento cultural e comunicacional.
-
Promove a unidade
Isso vale especialmente para uma grande corporação, em que pode ser um pouco intimidante para os funcionários se aproximarem dos superiores.
Ter roupas de trabalho únicas para todos, independentemente do cargo, pode criar unidade e fazer com que o grupo gestor pareça menos intimidador e mais acessível ao expressar suas preocupações.
Isso coloca todos no mesmo patamar, criando um senso de espírito de equipe e vínculo entre os colegas de trabalho.
-
Economiza tempo e dinheiro para os funcionários
Você já olhou em seu armário e não encontrou roupas adequadas para usar no trabalho de PABX em nuvem, ou ficou sem tempo enquanto decidia o que vestir?
Este problema pode ser completamente eliminado com a manutenção do vestuário de trabalho.
Essencialmente, facilita a vida dos funcionários, economizando dinheiro valioso e tempo gasto na compra de roupas novas.
Também evita que um funcionário use roupas inadequadas para o trabalho. Um programa de uniformes também garante o controle sobre o vestuário e a marca da empresa.
-
Oferece proteção ao funcionário
Ao contrário dos uniformes corporativos, os programas de uniformes industriais atendem às necessidades de reconhecimento e marca de uma empresa, assim como fornecem proteção aos funcionários que trabalham em áreas de serviços que envolvem qualquer tipo de risco.
Com o avanço da tecnologia dos tecidos, os materiais utilizados na confecção de roupas de trabalho industriais tornaram-se mais duráveis e seguros ao longo do tempo.
Este vestuário de trabalho é cuidadosamente projetado e precisa estar em conformidade com as normas de saúde e segurança daquela área.
Além de proporcionar segurança, os uniformes industriais também ajudam a reconhecer ou identificar um funcionário de pessoas de fora. Isso vale especialmente para áreas como segurança pública.
Veja os bombeiros, por exemplo. O vestuário de trabalho é projetado de forma a oferecer proteção contra calor excessivo e chamas, além de ajudar o público a identificar os profissionais em situação de emergência.
-
Propaganda móvel
Este talvez seja o motivo mais comum e importante para uma empresa empregar o uso de uniformes.
Em essência, um uniforme é uma propaganda ambulante de uma marca, e uma maneira barata de promovê-la. Assim, como um funcionário de instalação de energia solar com uniforme em um condomínio, acaba divulgando o serviço no espaço.
Um uniforme bem desenhado faz com que o funcionário se destaque dos demais durante o trabalho, ou no trajeto de casa para local em que atua profissionalmente, e vice-versa.
Fatores como um logo exclusivo, cores vibrantes e design ajudam coletivamente a formar uma imagem de marca e o reconhecimento do público que se depara com esses profissionais.
Assim, além de criar identificação e reconhecimento de marca, mesmo que seja de brindes personalizados, que também ajuda a fornecer uma boa experiência ao cliente, facilitando a identificação de funcionários em um local lotado.
Conclusão
As cores apresentadas em forma de dicas são muito utilizadas, mas não as únicas opções que você tem disponível para escolher um uniforme.
Ao considerar cuidadosamente não apenas sua própria marca, mas associações populares com cores diferentes, poderá encontrar o equilíbrio certo para sua equipe e seus clientes.
Com o auxílio de profissionais, a escolha se dará de forma mais acertada, promovendo os valores da empresa em cada detalhe, inclusive nas vestimentas dos funcionários, promovendo até engajamento com a empresa.