Início » Como a customização de uniformes pode trazer descontração para a equipe

Como a customização de uniformes pode trazer descontração para a equipe

Como a customização de uniformes pode trazer descontração para a equipe

27 jul

O uso de uniformes agrega diversas vantagens para as empresas e para os colaboradores. Os investimentos em customização de uniformes, por exemplo, podem criar engajamento e identificação, deixando as pessoas mais animadas com a vestimenta de trabalho e tornar a marca mais conhecida entre o público.

 

Os uniformes são vistos como sinônimo de segurança, economia e promovem uma boa imagem da marca.

 

Apesar disso, não é incomum que alguns empreendedores pensem que os investimentos em uniformes para a empresa será apenas mais um custo no orçamento. Mas, na verdade, a utilização dos uniformes pode agregar muitos ganhos aos negócios. 

 

Além de criar uma boa imagem e uma identidade padrão dentro e fora do ambiente laboral, os uniformes podem ser uma boa ferramenta de marketing para empresa de suporte em TI, ajudando na divulgação da marca e na criação de um bom relacionamento com clientes.

 

Confira de forma mais detalhada sobre a importância do uso de uniformes e como a customização desse item pode contribuir com seu negócio a seguir.

A relevância dos uniformes no ambiente de trabalho

O uso do uniforme no ambiente de trabalho cria um nível de seriedade e organização. Isso porque atua no estabelecimento de uma comunicação padronizada visualmente, principalmente ao tratar da identificação de equipes (inclusive no atendimento ao cliente).

 

Além disso, contribui para o estabelecimento da marca, fortalecendo as estratégias de marketing, principalmente voltadas ao reconhecimento do negócio e ao marketing boca a boca – afinal, a circulação dos profissionais uniformizados pode auxiliar na valorização do negócio e da imagem passada ao público.

 

Com pontos positivos que beneficiam a empresa e os funcionários (visto a redução de custos com roupas, mais conforto e segurança na realização de atividades), os empreendedores podem se organizar para investir na compra de uniformes.

 

Além da compra, apostar na customização dos uniformes pode ser um jeito de tornar a roupa de trabalho mais interessante para os colaboradores e clientes, destacando e atribuindo valor, o que potencializa a imagem da marca e cria um ambiente de trabalho mais divertido e harmonioso.

 

Isto posto, conhecer as vantagens que o uso de uniformes agregam aos negócios de assistência técnica informática e de outras áreas são formas das empresas se prepararem para os investimentos e customização de forma apropriada.

Vantagens em utilizar uniformes nas empresas

Conhecer algumas das razões e pontos positivos em investir no uso de uniformes são maneiras dos empreendedores se convencerem se vale ou não apenas apostar neste recurso para o seu negócio.

 

Os benefícios consistem em:

  1. Diferencia diante dos concorrentes

Os uniformes não funcionam apenas como um recurso que ajuda na divulgação rotineira, mas também em situações mais específicas, como os eventos corporativos.

 

Se a sua empresa participa de várias feiras, congressos e outros eventos, os uniformes são um fator-chave para se destacar.

 

Nos eventos, os futuros clientes se relacionam com os colaboradores, por isso é fundamental passar uma imagem de organização, credibilidade, seriedade e padronização.

 

O uniforme é um detalhe simple que contribui exatamente para a transmissão dessas mensagens, também facilitando o reconhecimento dos profissionais que estão atuando nos stands.

 

Ou seja, o uniforme é uma maneira de deixar as pessoas mais confortáveis e aumentar as oportunidades de negócio.

  1. Economia de dinheiro e tempo

Os colaboradores que utilizam uniforme não precisam se preocupar em gastar dinheiro com novas mudas de roupas para ter looks diferentes ou pensar em como combinar as peças, além de acelerar a integração de membros às equipe e também o início das atividades diárias.

 

No entanto, há pessoas que não gostam dos uniformes, porque eles deixam todos iguais. 

 

Um jeito de mudar essa maneira de pensar de alguns colaboradores é investir nos processos de customização do uniforme, pensando em aspectos como:

 

  • Modelo;
  • Tecido;
  • Objetivos do uniforme;
  • Cores;
  • Estampas.

 

Estes e outros detalhes podem ajudar tornar o uniforme uma roupa mais interessante e agradável de usar em uma empresa de conserto de nobreak.

  1. Reafirma a identidade visual

Vários elementos são utilizados para constituir a marca, sejam fontes, logotipos, cores, etc. Nesse contexto, os uniformes também podem ser ressaltados. 

 

Afinal, pensar nesses recursos é uma maneira de reforçar a marca no imaginário do público.

 

Com os colaboradores utilizando os uniformes alinhados à identidade visual da empresa é possível facilitar a identificação da marca, bem como reforçar a humanização do negócio de manutenção de nobreaks, mostrando que ele pode ser acessível a todos.

  1. Amplia a segurança

O uso do crachá somado ao dos uniformes representa uma segurança para os colaboradores, para os clientes e, consequentemente, para a empresa.

 

Afinal, com os uniformes é mais fácil identificar os profissionais que atuam no negócio e, por vezes, até o setor ao qual pertencem.

 

Mais ainda, é mais rápido identificar pessoas que não estão adequadas ao padrão de vestimenta e que podem ser invasoras que oferecem risco aos profissionais e instituições.

 

Além disso, cabe ressaltar que em alguns contextos, como atividades de risco, o uniforme ainda ganha uma importância ao preservar a integridade dos profissionais, visto a inclusão de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

  1. Integra os funcionários

Provavelmente você já ouviu a expressão “vestir a camisa”, e para além do sentido conotativo, é possível expandir sua importância para os uniformes, demandando atenção a esses itens.

 

No ambiente corporativo não é incomum que algumas pessoas se sentirem diminuídas, ou não receberem a atenção necessária, por aspectos relacionados à aparência, algo que afeta a produtividade.

 

Desse modo, a utilização de uniformes personalizados pode ajudar a criar um ambiente mais descontraído e padronizado, fazendo com que essa sensação de exclusão seja eliminada.

 

Outro ponto positivo dos uniformes personalizados é a capacidade de integração das equipes, pois uma enxerga na outra a empresa na qual trabalha.

  1. Torna a empresa mais moderna

Para quem pensa que o uniforme é algo do passado e está fora de moda, saiba que está muito enganado.

 

Atualmente, as empresas têm optado por roupas mais modernas, ergonômicas, personalizadas e flexíveis, possibilitando a movimentação dos funcionários e até mesmo agregando aspectos mais estilosos à estética das peças.

 

Com isso, estão reformulando a imagem de roupa totalmente formal que deixa alguns colaboradores incomodados.

 

Outro ponto positivo é a variedade de cores, tecidos, estampas e outros elementos do design que podem deixar os uniformes com um toque especial e que chama atenção dos clientes de assistência técnica Iphone São Paulo.

 

Por conta disso, um detalhe a ser considerado no momento de escolher os uniformes é o tecido. 

 

As possibilidades de espessura, textura e caimento são bem diversificadas e é importante que se adequem às necessidades e características da empresa e atividade a ser desempenhada.

 

O custo-benefício também deve ser avaliado, sendo relativo ao segmento de atuação e prioridades do negócio, bem como às necessidades da empresa. 

 

Deste modo, pesquisar informações em empreendimentos especializados em uniformes, pode ser uma maneira de decidir o melhor uniforme para o seu negócio.

  1. Permite um excelente controle de qualidade

Os profissionais que atuam, por exemplo, na área de produção estão expostos a diversos riscos. 

 

Isto posto, eles precisam utilizar o EPI (Equipamento de Proteção Individual) que é obrigatório para a atividade e que deve compor o uniforme.

 

Além de materiais como o colete e o capacete, o colaborador pode utilizar uma camiseta branca com o logotipo da empresa para ajudar na identificação. 

 

Contudo, é preciso ter atenção a manchas ou elementos que apresentem perigo à segurança da equipe. Assim, além do material das peças, cores e outras características devem ser avaliadas, como facilidade na absorção de calor ou propagação de fogo.

Como definir o modelo de uniforme do seu negócio?

Ao entender a importância dos uniformes para o negócio, é importante que o empreendedor escolha o melhor modelo considerando o segmento de atuação, as atividades executadas e as necessidades dos colaboradores.

 

Este é um momento importante, pois a escolha da roupa irá definir um padrão para toda a empresa de conserto de Iphone, tornando até mesmo o local mais dinâmico e descontraído a partir da customização de estampas ou uso de bottons, mesmo que ainda prezando pelo profissionalismo

 

Durante o processo de escolha é essencial se atentar a alguns detalhes como:

  1. Tipo de empresa

A primeira análise a ser feita ao escolher o modelo de uniforme é pensar nas equipes. Se a empresa atua em um segmento mais formal, a roupa precisa ter um estilo mais social.

 

Caso o negócio esteja relacionado a algo mais moderno, você pode optar por camisas com gola polo ou até investir em camisas com estampas personalizadas, desde que haja o respeito ao ambiente laboral.

  1. Objetivos do uniforme

O contexto do uniforme é outra questão que deve ser pensada no momento da escolha. 

 

Afinal, é necessário escolher modelos mais úteis para as atividades diárias e eventos. Assim, para cada situação, o uniforme precisa ser diferenciado.

 

Além disso, se o objetivo do item é ir além da padronização e identificação, itens personalizáveis podem ser agregados.

 

Por exemplo, para valorizar os colaboradores e promover uma dinâmica de dedicação saudável, é possível implementar ações com pins para colocação nas peças de roupa conforme o reconhecimento dos profissionais por determinadas skills.

 

Assim, o tecido e cor também demandarão atenção para agregar destaque a esses acessórios, de modo que as peças ainda agreguem beleza, segurança e sejam preservadas.

  1. Departamentos que precisam 

Antes de fazer investimentos em uniformes, os responsáveis precisam analisar se realmente há necessidade de todos os departamentos usarem uniformes e quais as melhores peças para cada setor.

 

Se um departamento está ligado ao atendimento ao cliente, por exemplo, o uniforme dos colaboradores desta área será diferente da equipe responsável por instalar o cabeamento estruturado.

 

Além disso, há áreas que precisam estar de acordo com as normas de segurança do trabalho. Sendo assim, é importante definir quais departamentos precisam de uniformes e a necessidade de cada área para adquirir as peças mais adequadas.

  1. Escolha do material e cores

A escolha do material é outro processo crucial para que os uniformes desempenhem a função para a qual foram definidos, como a proteção devida dos colaboradores. Além disso, é esse aspecto que determinará o uso do orçamento de melhor forma.

 

A definição do material do uniforme deve estar relacionada às etapas anteriores. Dependendo do cenário da empresa, é necessário escolher um tecido mais firme ou mais leve.

 

Pensar no conforto dos colaboradores é algo importante, sendo fundamental não escolher tecidos e materiais que apertam, machucam ou aqueçam demais o corpo.

 

Outro ponto importante é a escolha das cores, um detalhe que está ligado à linguagem visual. 

 

Algumas áreas exigem o uso de roupas mais claras, por exemplo, consultório médico. Em escritórios, uniformes mais escuros transmitem a sensação de credibilidade.

 

Portanto, investir no uso de uniformes e personalizar as peças são maneiras das empresas de assistência técnica TV Zona Sul SP e de outros segmentos terem excelentes resultados com um ambiente mais descontraído e profissionais mais motivados, algo que ajuda nas vendas e na consolidação no mercado.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Precisa de ajuda? Converse conosco