Início » Como cuidar das roupas? Dicas práticas

Como cuidar das roupas? Dicas práticas

Como cuidar das roupas? Dicas práticas

11 maio

Com o cuidado adequado de suas roupas, você pode desfrutar de sua aparência impecável por muito tempo. Lavar, secar, passar a ferro, armazenar – todos conhecem as regras gerais, mas elas são universais o suficiente para aplicá-las a tudo? Cada tipo de roupa requer tratamento individual. 

Antes de lidarmos com as regras de cuidados com roupas individuais, vale a pena determinar as regras gerais de cuidados com roupas. É importante:

-lavar e passar roupas de acordo com as informações na etiqueta,

-lavar roupas delicadas, como roupas íntimas, à mão,

-lavar quando é realmente necessário – a limpeza muito frequente das roupas afeta negativamente sua condição,

-colocar sacos ou sabonetes perfumados em locais de armazenamento,

-usando repelentes de traças, por exemplo, na forma de sacos com aroma de lavanda,

armazenamento no lugar certo,

-evitando armazenamento muito apertado de roupas,

-manter o guarda-roupa arrumado.

-ter bons equipamentos também é fundamental. É possivel encontrar ótimas máquinas de lavar em sites online, e conseguir algum desconto, como um cupom kabum, ou outros.

Ao segui-los, você poderá manter suas roupas favoritas bonitas. 

Lavando roupas

Antes de lavar as roupas, é necessário separá-las por cores, mas também pelo tipo de tecido. Parece óbvio, mas muitas vezes esquecemos ou jogamos tudo descuidadamente na máquina de lavar. 

Se quisermos evitar destruir nossa camiseta de cetim favorita, não devemos lavá-la junto com jeans. Da mesma forma, se queremos manter nossas roupas brancas, não devemos misturá-las com coloridas. 

Vale lembrar também que quanto maior a temperatura da água, mais rápido a roupa pode se deteriorar. Portanto, se não houver tal necessidade, não lave em água quente. Os símbolos nas etiquetas são de grande importância. Muitas vezes, o fabricante de roupas recomenda uma temperatura máxima de 30 graus. Ler os rótulos antes de lavar e passar é essencial. 

Secagem de roupas

O método de secagem também é importante. Como cuidar de roupas neste caso? 

Lembre-se de secar roupas pesadas e de lã na horizontal, por exemplo, em uma toalha grossa ou cobertor. 

Desta forma, eles não vão se deformar e esticar sob seu próprio peso. As camisas devem ser secas em um cabide e as outras roupas devem ser presas com prendedores de roupa mas nas costuras, para que não permaneçam vestígios dos prendedores.

Se você secar suas roupas ao ar livre em dias quentes, escolha uma área sombreada.

Caso contrário, vire suas roupas coloridas e escuras do avesso. Isso evitará a perda de cor quando exposto ao sol. 

E você sabia que a forma correta de secar pode poupar-lhe tempo na hora de passar? Tudo o que você precisa fazer é sacudir as roupas molhadas logo após tirá-las da máquina de lavar, dobrá-las e colocá-las, por exemplo, em um cesto de roupa suja. 

Deixe-os deitados lá por 15 minutos. Somente após esse tempo, pendure-os na secadora. Você ficará surpreso ao descobrir que a maioria de suas roupas não precisará ser passada a ferro quando você tirar suas roupas secas.

Armazenamento de roupas

A maneira de armazená-los é de grande importância para manter as roupas nas melhores condições. Cada peça de roupa deve ter um local adequado para ela. Roupas elegantes e sazonais, como um casaco de inverno, devem ser guardadas em capas especiais que protejam contra poeira.

É melhor manter os moletons dobrados em uma prateleira, porque em cabides, sob a influência de seu próprio peso, eles podem esticar e deformar feio nos ombros. O último problema pode afetar todos os tipos de roupas. Para evitar isso, basta usar apenas cabides perfilados com bordas levemente arredondadas. Também é importante pendurar uma peça de roupa neles.

Precisa de ajuda? Converse conosco