Início » Conforto x estilo: saiba como escolher o tecido para um uniforme ideal

Conforto x estilo: saiba como escolher o tecido para um uniforme ideal

Conforto x estilo: saiba como escolher o tecido para um uniforme ideal

26 jul

Ao desenvolver um uniforme profissional para uma equipe, é essencial pensar em conforto X estilo, ​​investindo em design, cor e estampa. Porém, outro detalhe que merece atenção é o tecido do uniforme para proporcionar mais qualidade ao realizar as atividades.

Isso porque faz toda a diferença na utilização de materiais de qualidade e durabilidade, bem como na mobilidade e conforto do colaborador.

Além disso, deve-se atentar para as características de cada tecido para designá-los para o uso correto, evitando tecidos pesados ou muito quentes em atividades que já demandam alta movimentação em locais de pouca circulação, por exemplo.

Dessa forma, seus profissionais estarão sintonizados e confortáveis ​​durante o horário comercial.

Leia mais para compreender a importância de um uniforme confortável no ambiente profissional, bem como dicas para identificar e escolher os melhores tecidos para a atividade realizada em seu negócio.

Qual é a importância do uniforme perfeito?

Para começar, vamos mostrar porque um bom uniforme faz toda a diferença para o time de fabricante de amaciante e outras áreas realizar as atividades com ainda mais qualidade.

Os uniformes corporativos são uma ferramenta essencial para melhorar a imagem de uma empresa.

Serve para padronizar os funcionários e funciona como um cartão de visita, criando a identidade da marca.

Ou seja, adotar essa ferramenta significa investir em benefícios para o seu negócio e para seus colaboradores, além de economia de tempo e mais segurança.

Proporciona conforto e motivação aos funcionários

Na hora de escolher as peças, opte por modelos práticos, confortáveis ​​e duráveis. Um uniforme que proporcione conforto aumenta a autoestima do colaborador e contribui para o crescimento da empresa de equipamentos para laboratórios.

Essa também é uma forma de economizar tempo e dinheiro do funcionário, pois ele não terá de se preocupar em comprar as roupas certas para o trabalho.

Mas isso não significa que você deva apenas tornar os uniformes obrigatórios. Ele também deve ser incentivado a usar.

Fortalece a identidade da marca

Os uniformes influenciam as primeiras impressões, principalmente quando há contato com o público, demonstrando profissionalismo, cuidado e agregando mais confiabilidade.

Assim, evitar variações de estilo e investir na imagem corporativa é a chave para o fortalecimento do filme stretch e na adesão de um uniforme adequadamente.

Uma boa forma de aplicar essa estratégia é escolher um local de destaque para incluir o logotipo. Você também pode integrar perfeitamente as cores da sua empresa.

A qualidade do tecido e a forma de confecção da estampa também são fatores importantes a serem avaliados, pois, afinal, é o próprio trabalho que representa a cultura da empresa.

Lembre-se de verificar as dimensões exatas antes de encomendar peças e procure solicitar diferentes tamanhos, para que todos os colaboradores sejam atendidos e tenham uma vestimenta adequada ao corpo.

Funciona como uma ferramenta de marketing

Um bom uniforme tem a capacidade de destacar a imagem da organização, eficiência e qualidade no mercado. De forma sutil, pode conquistar clientes no futuro e, por isso, também atua como ferramenta de marketing.

Quando os funcionários usam uniformes, eles estão inadvertidamente promovendo sua marca. Isso se aplica ao seu ambiente de trabalho, o trajeto até a empresa e até às viagens corporativas e participação em eventos.

Dessa forma, sua marca pode alcançar lugares e pessoas que não seriam captadas pela mídia tradicional.

Agrega mais segurança

Outro benefício do uso de uniformes é a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho e até no trajeto para a empresa.

Pode-se afirmar que o uso de uniformes representa mais segurança em dois aspectos distintos: 

  • O uso de vestimentas apropriadas para o desempenho das tarefas profissionais – principalmente no caso de trabalhar com equipamentos ou substâncias perigosas;
  • A segurança do ambiente de trabalho no geral e reconhecimento do profissional.

Ao exigir o uso de uniforme para os funcionários, a empresa simplifica a identificação daqueles que não estão vestidos de acordo com o padrão adotado.

Isso reduz problemas de quebra de segurança, como invasões ou entrada de pessoas não autorizadas no ambiente de produção das sacolas personalizadas para loja.

Facilita a organização

Também é importante destacar que o uso de uniformes profissionais significa organização e comprometimento por parte da empresa.

Esse uso está em consonância com as políticas e conceitos de adequação ao ambiente de trabalho como um todo.

Ao oferecer uniformes aos colaboradores, a empresa comprova que todos fazem parte de uma mesma equipe e fazem parte de um projeto e objetivo maior.

Também é importante notar que os funcionários tendem a se sentir mais próximos e mais unidos quando se identificam com seus colegas no dia a dia da manutenção industrial.

Dicas de tecidos para uniforme profissional

Para saber mais sobre as principais opções de materiais para uso na produção de peças de uso profissional, bem como as especificidades de cada tecido, continue lendo este artigo.

Poliéster e algodão

Uma variação interessante de tecido é a mistura de poliéster e algodão (em suéteres, por exemplo). Isso porque a mistura proporciona um fio com o conforto do algodão e a durabilidade do poliéster.

Contudo, é preciso compreender que essa opção apresenta uma desvantagem relacionada a sensação de frescor no uso da peça.

Isso ocorre porque ela não permite que as roupas “respirem”, fazendo com que o calor e a umidade se acumulem no corpo.

Seu uso é tão amplo quanto o algodão, sendo muito utilizado em uniformes hoteleiros e culinários.

No entanto, há uma ressalva importante: por se tratar de uma fibra à base de petróleo, as normas de segurança proíbem seu uso em roupas para ocupações expostas ao fogo ou que impliquem no uso de substâncias combustíveis.

Helanca

Confeccionada em poliéster, é uma das peças mais utilizadas na produção de uniformes escolares e esportivos. A rentabilidade é sua principal vantagem. Essas peças são muito práticas e a´resentam aspectos como conforto, resistência e fácil lavagem.

Lembre-se que a escolha do material para a confecção do vestuário profissional deve levar em consideração a finalidade da empresa, seja ela de artefatos de cimento ou uma clínica estética.

Neste caso, as funções podem ser:

  • Operações;
  • Industrial;
  • Executiva;
  • Culinária.

O fato é que todos eles têm suas peculiaridades. Conhecer os tecidos mais usados ​​para uniformes e levar em consideração as características de cada um é essencial para conseguir entregar um bom produto e que se adeque a esses diferentes contextos de atuação.

Microfibra

A microfibra é de origem sintética e muitas vezes é uma opção para a confecção de uniformes que exigem mais qualidade estética.

Além de ser bonito e antialérgico, esse tecido seca rapidamente e consegue manter sua beleza mesmo após muito tempo de uso e lavagem na fábrica de EPS isopor.

Os flocos de microfibra são ideais para trabalhos como o de recepcionistas, que estão em contato direto com o público.

Uma questão a considerar é o custo, que muitas vezes tende a ser mais alto do que outras opções apresentadas até aqui devido a maior qualidade do material.

Exemplos de uniforme de trabalho

Como mencionado anteriormente, cada tipo de trabalho demanda um tipo de uniforme que deve ser desenvolvido de acordo com as necessidades da produção de tinta epóxi preço, por exemplo, os riscos existentes no ambiente e a necessidade de boa ventilação do tecido.

Conheça os tipos e os exemplos de aplicação de cada um deles a seguir.

Uniforme operacional

Indicado para serviços mais pesados, que exigem durabilidade e resistência. 

Essa categoria inclui atividades desempenhadas na indústria pesada, petróleo, distribuidoras de combustíveis, construção civil, agronegócio, indústria alimentícia, etc.

Os trajes típicos da linha de atividades incluem calça e jaleco, que são de cor mais neutra.

Uniforme casual

Os uniformes casuais também atendem à necessidade de uma imagem mais casual e identidade estética, facilitando a produção padronizada e menos custosa, geralmente abrangendo uma camiseta.

Indicado para funções leves, mais confortáveis ​​e adequadas, são bastante utilizados em áreas de negócios que exigem menos formalidade para lidar com diferentes públicos.

São comuns em áreas como comércio e prestação de serviços, que também incluem áreas como segurança e saúde, tanto públicas quanto privadas.

Uniforme social

Os uniformes sociais são confeccionados com tecidos mais leves e estampas clássicas, adequados para equipes de atendimento ao cliente e espaços mais sóbrios.

Amplamente utilizado por executivos de negócios, profissionais envolvidos no atendimento direto ao público-alvo, em grandes organizações, hospitais e hotéis, entre outros.

Diversos ramos de atividade econômica e ocupação seguem o uso de uniformes sociais como forma de uniformizar a linguagem corporal dos funcionários, facilitando o contato com o público externo.

Uniforme de visibilidade

Os uniformes de visibilidade são usados ​​em trabalhos em que a necessidade de visualização e identificação rápida afeta a segurança e a eficácia dos funcionários no trabalho, geralmente utilizando tecidos fluorescentes e faixas refletivas. 

São particularmente indicados para locais mal iluminados e/ou operações realizadas em períodos de falta de luz natural, como rodovias, pistas de aeroportos, minas e armazéns, e demais espaços em que é necessário um olhar rápido para as pessoas, facilitando a identificação.

É um uniforme profissional e muitas vezes também EPI (equipamento de proteção individual), dependendo do setor em que é utilizado.

Deste modo, é possível compreender a importância dos uniformes para os diferentes segmentos do mercado.

 

Mais ainda, consegue-se perceber a necessidade de escolher o material e o modelo adequadamente, criando uma identidiade visual para a marca e promovendo a melhor realização das atividades por parte dos colaboradores e ampliando a segurança de todos.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Precisa de ajuda? Converse conosco