Início » 6 dicas que podem melhorar a satisfação dos seus funcionários

6 dicas que podem melhorar a satisfação dos seus funcionários

6 dicas que podem melhorar a satisfação dos seus funcionários

23 fev

Colaboradores satisfeitos são a chave do sucesso de qualquer negócio. Isso pode ser feito de várias formas, desde oferecer a modalidade de trabalho home office até realizar melhorias nos processos de comunicação da empresa.

 

Conheça algumas das dicas para melhorar a satisfação dos colaboradores da sua empresa. Continue lendo!

Por que a autoestima do colaborador afeta sua produtividade?

Quando um colaborador está satisfeito com o local de trabalho, seja em uma empresa de lubrificantes ou em um agrande empresa, consequentemente o seu trabalho será feito da melhor forma possível, pois o ambiente é capaz de influenciar no humor, bem-estar e saúde das pessoas.

 

Se uma empresa possui um ambiente pesado, onde constantemente há desentendimentos, pressão e falta de comunicação, isso irá gerar uma carga negativa que pode interferir nas tarefas do dia a dia, desanimando todas as pessoas no ambiente.

 

Para evitar ou reverter essa situação, é preciso trabalhar com estratégias que favoreçam a valorização das pessoas dentro do ambiente de trabalho. Esse tipo de atitude pode reverter a taxa de desligamentos, faltas e afastamentos por doenças.

 

Segundo o psicólogo norte-americano Maslow, o ser humano possui necessidades em formato de pirâmide. São elas:

 

  • Autoestima;
  • Autorrealização;
  • Necessidade fisiológica;
  • Necessidade de segurança;
  • Necessidades sociais.

 

Dessa forma, as necessidades mais simples ficam na base da pirâmide: necessidades fisiológicas, de segurança e sociais. Já no topo da pirâmide, ficam as necessidades mais complexas: autoestima e autorrealização.

6 dicas para deixar os funcionários mais satisfeitos

A partir da pirâmide de Maslow, é possível observar que uma empresa deve procurar suprir as necessidades dos seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho saudável e receptivo.

 

Para que isso ocorra, é possível seguir algumas dicas.

  1. Ser exemplo

A figura do líder é um exemplo direto de imagem e comportamento para os colaboradores. Por isso, é importante que eles apostem em um estilo de liderança exemplar, onde suas atitudes influenciam no modo como a sua equipe reage.

 

Sendo assim, é preciso que a liderança inspire os seus liderados através de valores como: ser pontual, saber ouvir e entregar bons feedbacks, seguir os ideais da empresa e entregar bons resultados.

  1. Boa comunicação

Trabalhar a comunicação interna é um fator muito importante para demonstrar que a empresa está disposta a ouvir seus colaboradores e trabalhar para melhorar o ambiente de trabalho.

 

Esse canal permite que todas as informações do que acontece na empresa cheguem até os funcionários de forma correta, evitando especulações paralelas e o possível atrito entre eles.

 

Invista em ferramentas como o crm gratis para transmitir as informações de forma mais eficiente, auxiliando na comunicação entre todos os colaboradores.

  1. Benefícios complementares

Para demonstrar que se preocupa com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, é preciso que a empresa faça um investimento para oferecer além dos benefícios obrigatórios por lei, como vale-transporte e vale-refeição.

 

Diante disso, procure oferecer benefícios como: vale-cultura, parcerias para descontos com academias e instituições de ensino, vale-presentes e um modelo de trabalho flexível, onde o colaborador possa trabalhar de casa utilizando um sistema de crm online free.

  1. Interação dos times

A empresa é como se fosse um segundo lar para os seus colaboradores, pois muitas vezes ele acaba passando mais tempo no ambiente de trabalho com os seus colegas, consequentemente menos em casa com a família.

 

Justamente por isso que é tão importante que haja interação e respeito entre as equipes. Uma boa forma de fazer isso é investir em palestras e técnicas de resolução de problemas. 

 

Nesse caso, também é preciso que a liderança haja como exemplo, seja utilizando a ferramenta de crm de forma correta, ou resolvendo conflitos de forma educada e compreensiva.

  1. Pesquisa de clima

A pesquisa de clima permite que os funcionários se expressem de maneira anônima e sincera sobre as situações do cotidiano da empresa. Nessa pesquisa pode conter questões sobre a liderança, integração dos colaboradores e motivações das equipes.

 

Através dela é possível analisar a percepção dos funcionários sobre o ambiente da empresa e satisfação com benefícios e objetivos. 

 

Além disso, é possível mensurar resultados com a ajuda de um crm online gratis, que impactam diretamente nos ganhos financeiros e no alcance de metas.

  1. Disponibilize uniformes

O uso de uniforme pode gerar o sentimento de pertencimento nos colaboradores, além de ser o melhor aliado para o processo de integração e igualdade dentro da empresa, pois todos estarão vestindo a mesma camisa.

 

Os colaboradores que fazem parte do time comercial crm, por exemplo, além de se sentirem parte da empresa, ainda têm o benefício de serem rapidamente conhecidos pelo clientes em uma reunião ou evento.

 

Portanto, somada às outras estratégias, o uso de uniforme pode estreitar os laços e lembrar a todos que fazem parte de um único time, trabalhando em prol de um bem comum.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Precisa de ajuda? Converse conosco