Início » Uniforme bordado ou estampado, qual é melhor?

Uniforme bordado ou estampado, qual é melhor?

Uniforme bordado ou estampado, qual é melhor?

09 mar

Diante de uma peça de roupa, é possível fazer uma série de aplicações para deixá-la personalizada. Entre as principais opções, estão o bordado e estampado. Escolher um deles pode ser motivo de dúvida para muitas pessoas. E até mesmo para empresas utilizarem um uniforme bordado ou estampado. Para definir a melhor escolha para seu negócio, continue neste post.

 

Importantes papéis das roupas e seu papel como uniformes

A fabricação de peças de roupas é um universo cheio de possibilidades. Além de vários cortes e de funções diferentes, o vestuário criado pelo ramo têxtil está sempre surpreendendo.

 

Grandes desfiles de moda trazem cada vez mais possibilidades. Pois, eles seguem as tendências do momento, criando novas formas de se vestir e de conquistar uma boa imagem visual.

 

De fato, a roupa que se usa é um dos elementos mais importantes do dia a dia. Ela permite a montagem de uma boa aparência. Além de promover conforto e beleza, desejo de qualquer um. 

 

Assim, a infinidade de modelos de peças de roupas encontradas em lojas do setor surpreende. São várias coleções, nas quais podem ser vistas roupas para adultos e crianças, homens e mulheres, roupas íntimas, de academia, de passeio, entre outras.

 

Não é a toa, que o segmento têxtil é um dos mais fortes do mercado, justamente porque é responsável por fornecer vestuário para diversas situações. Assim, permitindo que as pessoas encontrem peças que atendam às expectativas e desejos.

 

Por isso, é comum encontrar um vestido de corte diferenciado, uma calça com aplicação de elementos de decoração etc. Sem esquecer dos acessórios como, lenços e chapéus, tudo cheio de detalhes que agradem ao público.

 

Também vale mencionar que as peças de roupas podem ser de padrão básico, ou seja, camisetas simples de uma única cor. Elas são fundamentais para estabelecimentos que desejam criar a própria vestimenta, exemplo disso o uniforme para supermercado.

 

Nesse sentido, as peças de roupas básicas se tornam indispensáveis para várias companhias do mercado. Inclusive para escolas, nas quais o uniforme é um item de segurança. Para empresas de diferentes setores a necessidade é a mesma.

 

Mas, com o objetivo da personalização da peça, ou seja, inserir o logo, surge uma dúvida básica, mas que faz toda a diferença: bordar ou estampar? Para saber a resposta, continue na leitura do artigo.

Entendendo melhor o uniforme bordado e o estampado

Para garantir que uma simples camiseta vire uma camisa uniforme empresa, é preciso inserir o logo do estabelecimento no tecido. Do modo que seja possível identificar o local ao qual ela se refere.

 

Sendo assim, a camisa deve receber a aplicação do logo, que pode ser feito de duas maneiras principais: por bordado ou por estampagem.

Uma dúvida comum é sobre qual a melhor forma de se fazer isso, mas é necessário entender como elas funcionam.

 

A verdade é que ambas têm os seus benefícios. Sendo assim difícil definir qual delas seria a melhor opção. Nesse caso, conhecer as características de cada uma é essencial para fazer ponderações e escolher a que faça mais sentido.

1. Uniforme Bordado

O bordado é uma técnica que pode ser feita manualmente ou eletronicamente, com o intuito de personalizar um uniforme. Em geral, o logo fica com um aspecto mais delicado, além de ser considerado elegante.

 

É também uma maneira versátil de reproduzir desenhos, nomes ou formatos variados. Podendo ser aplicado em camisas, camisetas, aventais, jalecos, calças, bonés e em muitos outros tipos de peças.

 

A higienização de uniforme bordado ocorre de modo simples, tal como qualquer outra peça de roupa, sem prejuízos. Por isso, se torna uma opção interessante para várias companhias.

 

Esse tipo de técnica é indicado principalmente para empresas que desejam bordar quantidades pequenas ou médias de roupas profissionais. Uma vez que o processo é bastante simples.

 

Para ser feito, é preciso ter o logo vetorizado. Depois, o desenho ou o nome que se deseja bordar e inseri-lo em uma máquina específica, que faz o processo de maneira automatizada. Ou seja, é uma técnica interessante e que oferece um bom resultado. 

2. Uniforme Estampado

Qualquer pessoa tem, no seu guarda-roupa, uma peça estampada, seja com uma frase, uma palavra ou um desenho. Esse é um tipo de técnica simples para decorar roupas, e por isso é muito comum encontrar opções variadas no mercado. 

 

Além disso, para personalizar uma determinada quantidade de camisetas para um evento, por exemplo, é comum se dirigir à uma grafica rapida perto de mim. E encomendar várias peças com tranquilidade.

 

Nesse sentido, do mesmo modo que se aplica estampas em roupas promocionais, estampar uniformes profissionais é também muito fácil. A verdade é que o processo ajuda, pois pode-se incluir vários tipos de imagens, de cores, de designs e tamanhos.

 

Sendo assim, uma companhia que precise encomendar uma grande quantidade de uniformes, ou mesmo uma média, pode optar pela estamparia.

 

Afinal, para estampar uma peça é necessário criar uma tela para as cores que serão utilizadas. Isso representa um custo significativo para a empresa, de modo que uma grande quantidade de peças justifica o investimento.

Avaliando o custo-benefício do uniforme bordado x estampado

Diante desse cenário, assim como é necessário mensurar os custos e os benefícios de encomendar uma certa quantidade de etiqueta tag para roupas. Verificar se o bordado ou estampado faz mais sentido é essencial.

 

Para fazer a avaliação, então é preciso considerar alguns elementos envolvidos na escolha da melhor técnica de personalização de camisetas ou camisas, sendo algumas delas:

 

 

Ou seja, assim como o estampado é ideal para peças de tecido mais básico, como as camisetas, o bordado atende bem a itens mais trabalhados, sendo indicado até para bonés.

 

A quantidade de peças também influencia, sendo o bordado indicado para pequenas encomendas. Isso porque os custos da estampa podem ser mais elevados, uma vez que exige uma tela para cada cor utilizada, e por isso acaba sendo ideal para grandes pedidos.

 

Por fim, a finalidade do uso é outro elemento importante. Afinal, as camisetas estampadas acabam sendo uma ótima opção para campanhas pontuais, sendo a alternativa mais vista em campanhas diversas.

As vantagens do uniforme bordado e do estampado

Para considerar qual das duas técnicas faz mais sentido, pode ser fundamental estar atento às vantagens de cada uma, o que faz toda a diferença para ter maior satisfação com o resultado final. 

 

Assim, da mesma maneira que se escolhe uma entre várias lavanderias profissionais de uniformes justamente pela qualidade dos serviços prestados. Selecionar o bordado ou o estampado para aplicar o logo de uma empresa no uniforme é essencial.

Conforto do funcionário

Um detalhe na escolha entre bordado e estampado pode levar em conta o conforto de quem vai vestir a camisa. Os bordados podem ter um forro interno, a depender do tipo de linha, justamente para evitar o atrito do material com a pele.

 

Enquanto isso, o estampado pode deixar a região na qual ele foi aplicado um pouco diferente do restante do tecido. Mas, após alguns usos, ela retoma o conforto natural.

 

Sendo assim, é necessário considerar esse ponto, principalmente por questões de cuidado com o uniforme. Do mesmo modo que uma etiqueta personalizada para roupas não deve incomodar durante o uso da peça, o bordado e estampado também devem ser agradáveis.

Inserção do logo em diferentes regiões da peça

Também é necessário levar em conta a região na qual se deseja que o logo fique posicionado. Assim, em locais onde há costura, por exemplo, o bordado é a técnica ideal. 

 

Mas se não há uma determinação específica, tanto o bordado quanto o estampado podem ser utilizados sem ressalvas, seja em camisetas, em camisas, em calças ou em quaisquer outras peças de vestuário.

Beleza do logo

Por fim, vale mencionar que qualquer uma das técnicas de aplicação de logo da empresa oferece um resultado satisfatório em termos de beleza.

 

O que é preciso considerar é que os bordados, em geral, levam menos cores, enquanto os estampados podem ser bastante coloridos. Assim, é preciso decidir com base no tipo de imagem que se deseja aplicar na peça do uniforme.

 

Essas são algumas das vantagens que podem ser vistas tanto no bordado quanto no estampado, de maneira que a escolha da melhor deve ser feita com base nas características da empresa.

Considerações finais

O uniforme bordado e o estampado são duas técnicas práticas e interessantes de aplicar um logo em um uniforme empresarial, permitindo que as peças fiquem personalizadas de acordo com o desejado.

 

Da mesma forma que se contrata um serviço de lavanderia de roupas pelas características que são oferecidas, a escolha da melhor técnica depende das necessidades da empresa, que deve verificar o custo-benefício para definir.

 

Portanto, não deixe de considerar o bordado e o estampado, analisando e selecionando a opção desejada, que também pode ser mudada conforme os uniformes da companhia foram sendo aprimorados.

 

Precisa de ajuda? Converse conosco