Início » Uniforme com estampa é o ideal? saiba em quais momentos utilizar

Uniforme com estampa é o ideal? saiba em quais momentos utilizar

Uniforme com estampa é o ideal? saiba em quais momentos utilizar

27 jul

Um bom atendimento ao cliente, realizado por um funcionário bem apresentado, vestido com um uniforme ideal, pode transformar completamente a experiência de compra e, por isso, é crucial tratar isso como prioridade ao analisar como melhorar a reputação de uma marca e como/qual vestimenta adotar. 

Embora as gamas de produtos, métodos de marketing e as recompensas oferecidas atraiam uma base de clientes fiéis, os uniformes ajudam a melhorar o atendimento ao cliente e a reforçar a identidade da marca, além de mostrar profissionalismo ao público.

Isso pode ir além, ao impactar tanto a produtividade dos funcionários quanto a forma como os clientes percebem a marca, podendo melhorar até a qualidade dos produtos ou serviços disponibilizados pelo Caetité hotel, em uma estância turística.

Quais são as funções do uniforme no trabalho?

A prática mostra que roupas de negócios de alta qualidade afetam significativamente a motivação dos funcionários, bem como as relações com os clientes. 

Assim, os uniformes contribuem com a disciplina os funcionários, cria um sentimento de pertencimento à empresa e ajuda a construir a unidade na equipe.

O uniforme ideal aumenta o nível de confiança do consumidor e fidelidade à marca. Muitos clientes em potencial, não encontrando as informações ou mercadorias certas, preferem ir a uma empresa concorrente. 

Um funcionário uniformizado pronto para dar a aula de hidroginástica é mais visível e, como resultado, é mais provável que o cliente o procure em busca de ajuda. Isso aumenta a chance de usar os serviços, em vez de correr para a concorrência.

Os uniformes também podem atuar como proteção contra elementos externos nocivos e lesões no local de trabalho. 

Além disso, essa é também uma forma móvel e não intrusiva de anunciar os negócios. 

Afinal, quando um funcionário se movimenta de uniforme com o logo da empresa, atinge a consciência dos destinatários e se fixa no imaginário deles, ao mesmo tempo, não os irrita com intrusão.

As vantagens ao se usar o uniforme ideal

Quando possui um corte apropriado, um uniforme evoca emoções positivas nos clientes, traz conforto e segurança ao colaborador e permite que a empresa conquiste a afeição dos próprios funcionários, o que acaba por beneficiar mais o negócio. 

Como os uniformes ajudam a disciplinar e unir a equipe, eles também aumentam a produtividade, o que se traduz em lucros reais.

Mais ainda, a presença do logo e nome da empresa de paisagismo no uniforme aumenta o reconhecimento da marca e perpetua a imagem na mente dos clientes atuais e potenciais. 

Com uma variedade de tecidos e texturas, além de estilos, essa combinação de fatores ajuda a criar uma aparência atraente e memorável, o que é muito importante para que o negócio se destaque frente ao mercado e dos concorrentes.

Por conta desses aspectos, desenvolver um uniforme é um investimento que compensa para colaboradores e, principalmente, para a marca. 

Assim, se uma empresa deseja que os uniformes realmente sirvam ao propósito e tragam benefícios reais, precisam confiar no design, bem como em uma estampa ou bordado, a cargo de um profissional, para desenvolver uma peça qualificada para as necessidades do estabelecimento e reforçar a identidade do negócio de forma adequada.

Benefícios ao fornecer uniformes aos funcionários

Os uniformes são comuns em muitos ambientes de trabalho, principalmente nos espaços em que as atividades dos funcionários são voltadas para o cliente. 

Eles podem criar mais satisfação para a empresa, funcionários e clientes, garantindo que as primeiras impressões sejam certas. 

  1. Criação de identidade corporativa

Para os negócios, é possível criar uma identidade corporativa. Um uniforme ideal é a chance para divulgar a marca e, como as primeiras impressões contam, é preciso garantir que ele seja recebido positivamente por clientes em potencial. 

É por isso que ao pensar em um logo para uma empresa que faz piscina de alvenaria, deve-se recorrer a esquemas de cores, materiais e tipo de uniforme, levando em consideração que é possível criar uma imagem profissional de negócios. 

Um uniforme garante que a equipe de trabalho esteja sempre apresentável e represente a marca da melhor maneira possível. 

Além disso, se eles se sentirem bem, provavelmente estarão motivados a trabalhar, o que pode melhorar os padrões de atendimento ao cliente e a produtividade.

Isso pode proporcionar a oportunidade de envolver a equipe, permitindo que os funcionários dêem a opinião sobre certas ideias de uniformes, assim, eles se sentem valorizados e compreendem a importância de tal item.

Isso, por consequência, pode aumentar a motivação e melhorar a qualidade de serviços, como a troca de filtro jacuzzi de uma piscina ou de um ofurô.

  1. Encorajamento e confiança de funcionários

Usar um uniforme que seja inteligente e profissional, mas que também caiba bem, seja elegante e de alta qualidade, pode aumentar a confiança dos funcionários. 

Quando eles se sentem bem, eles ficam mais felizes, tornando-se uma boa maneira de melhorar o atendimento ao cliente.

Isso pode aumentar a lealdade dos funcionários, principalmente se o uniforme da equipe for adequado ao propósito, sendo mais provável que eles se sintam seguros e respeitados no trabalho. Portanto, podem permanecer na empresa por mais tempo.

Além disso, o uniforme ideal incentiva o espírito de equipe já que, quando todos estão usando uma mesma roupa em uma editora de livros infantil cristão, isso cria senso de unidade, e todos podem ficar mais motivados a melhorar o atendimento ao cliente.

Vale mencionar, ainda, que um uniforme atende à demanda por EPIs (Equipamento de Proteção Individual), promovendo a segurança e proteção dos funcionários: 

Os uniformes não devem ser projetados apenas com a estética em mente, mas também para cumprir os regulamentos de saúde e segurança no local de trabalho. 

Para certas indústrias, como a construção civil, é preciso obter equipamentos de proteção específicos para promover a segurança e melhorar o atendimento ao cliente que os funcionários oferecem.

Os funcionários têm uma aparência consistente, seguindo uma política do local de trabalho, sem interromper o bom andamento da empresa. 

Se todos estiverem usando o mesmo uniforme, haverá menos sensação hierárquica, o que pode melhorar o desempenho e a produtividade da equipe.

  1. Identificação de funcionários e clientes:

A partir do momento em que uma equipe é facilmente identificável, dentro de uma loja de bicicleta movimentada, por exemplo, é fundamental que os funcionários sejam identificáveis, para que possam oferecer atendimento ao cliente. 

Isso pode ser empregado em diferentes ambientes de trabalho, como:

  • Comércio em geral;
  • Instituições de ensino;
  • Lojas e departamentos;
  • Restaurantes e lanchonetes.

Garantir que os funcionários se destaquem na multidão pode ser o ponto decisivo entre a empresa fazer uma venda ou não.

Outro fator decisivo quanto a escolha por um uniforme ideal é que ele gera a confiança do cliente.

Um uniforme que foi especialmente personalizado para o negócio pode ajudar a incutir sentimentos de credibilidade e confiança em clientes. Sendo assim, a equipe sentirá um maior senso de responsabilidade e expectativa.

A diferença que uma estampa faz no uniforme

Ao compreender a importância e os benefícios que um uniforme proporciona, seja para um restaurante argentino Moema ou um hotel em uma cidade turística, é preciso escolher como a personalização do logo será adicionada. O que leva à pergunta inicial: o uniforme com estampa é o ideal?

Na verdade, a impressão pode ser feita de várias maneiras, dependendo do tipo de peça a ser decorada, do tipo de tecido e do tamanho do pedido, bem como o segmento de atuação a ser representado.

A impressão direta envolve tintas sendo impressas no material por meio de uma tela, tornando efetivamente o design parte do vestuário. 

Há um limite para o número de cores que se pode usar para criar um design. Isso é mais adequado para produção de alto volume de camisetas, alta visibilidade, moletons, entre outros materiais que podem receber uma estampa direta sobre o tecido.

A impressão indireta envolve uma técnica reversa, em um substrato, geralmente um vinil, para criar uma impressão de transferência. 

Este é prensado a quente na roupa para criar um design elegante e nítido, além de durável. Mais cores e designs mais complexos podem ser criados dessa maneira, mas é um processo muito mais lento e complicado por peça. 

Por outro lado, o bordado é feito com máquinas que criam milhares de pontos para compor um logo. 

Muitas vezes considerado mais profissional, esse método dura mais do que as tintas usadas na serigrafia, principalmente quando bem feito e cuidado.

Tanto a impressão quanto o bordado têm vantagens e desvantagens, por isso é importante considerar uma série de fatores que podem ajudar a fazer a escolha certa.

Conclusão

Um uniforme desempenha um papel importante na forma como os funcionários representam uma empresa, por isso é importante investir em um vestuário de alta qualidade. 

Mesmo que seja um investimento inicial substancial, também deve se considerar quaisquer planos futuros para o negócio, com a expansão de mercado e a formalização de parcerias com outras empresas e fornecedores.

Essas instâncias devem ser pensadas com antecedência, para que se garanta que os uniformes sigam uma tendência de uso por um longo período.

O melhor passo a tomar aqui é decidir sobre os itens absolutamente essenciais necessários para o uniforme e, se necessário, procurar obter um modelo apropriado e que tenha total relevância em relação à empresa e os negócios em geral. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Precisa de ajuda? Converse conosco