Jaleco de Odontologia: Quais cuidados são necessários

Jaleco de Odontologia: Quais cuidados são necessários
2 anos atrás

A algum tempo, a indústria da moda tem se misturado com áreas da saúde como a odontologia. Dessa forma, esse mercado tem encontrado um terreno fértio na criação de novos designs para os jaleco de odontologia.

 

Portanto, deixando o branco de lado, os profissionais têm ousado nesse acessório do dia a dia, para não só andarem mais bonitos, como também para utilizarem de novas cores. 

 

Além disso, eles implementam novas paletas de cores que evidenciam suas marcas como dentistas ou que conversem com estratégias de comunicação para a criação delas.

 

Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a integração do mercado da moda com a área odontológica. 

 

Além de conferir os cuidados necessários que devem ser preservados na hora de ousar na escolha do jaleco para o atendimento de clientes que possuem um plano odontológico para microempreendedor individual, por exemplo. Jaleco de Odontologia: Quais cuidados são necessários

 

O que é o jaleco odontológico?

O jaleco nada mais é do que um item muito importante para diversas profissões na área da saúde, uma vez que ele possui um papel fundamental em relação a biossegurança, tanto para o profissional quanto para o paciente.

 

Em suma, o termo jaleco ou avental normalmente define as vestimentas de segurança, que oferecem proteção ao tronco contra riscos de origem térmica, mecânica, química, biológica e umidade provenientes de operações como o uso de água, por exemplo. 

 

Dessa forma, de acordo com a própria Organização Mundial de Saúde (OMS), o jaleco ou avental como Equipamento de Proteção Individual (EPI) é recomendado com o propósito justamente de proteger o profissional de odontologia contra acidentes. 

 

Além de também ter o poder de reduzir a chance de transmissão de bactérias na hora de tratamentos ou consultas, que podem ser realizadas através de um convênio odontológico para mei.

 

Ademais, o uso do jaleco também é uma maneira de mostrar o cuidado, a limpeza e a preocupação com a saúde no consultório odontológico. Justamente por esse fator de higiene, normalmente os jalecos e demais vestimentas costumam ser brancos.

Quais são os cuidados necessários com jalecos?

Mesmo a moda sendo a nova parceira de estilos diferentes de jalecos e dentistas que atendem planos odonto pme inovando em suas vestimentas de trabalho. 

 

Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados com essa roupa tão importante do trabalho odontológico. Entre algumas dessas precauções, estão: 

 

  • Atenção ao tamanho e caimento;
  • Atenção ao uso;
  • Legislação;
  • Higienização.

 

Visto todos esses pontos, entenda mais sobre cada um deles para poder modernizar seu instrumento de trabalho de forma correta.

  1. Esteja atento ao tamanho, caimento e uso

Ao escolher sua peça, é necessário que ela seja adequada para o seu uso no dia a dia. Isso porque, para além de uma vestimenta de trabalho, um jaleco é um equipamento de proteção individual. 

 

Como tal, necessita estar correto para cumprir o seu objetivo de prevenir o contato com substâncias perigosas, além de resíduos nocivos para os profissionais.

 

Dessa forma, o ideal é que o jaleco possua um tamanho adequado para seu biotipo. Ou seja, tenha um bom caimento nos ombros e nas mangas, sem ser apertado ou folgado. 

 

Preferencialmente, opte por peças com mangas compridas e não as dobre durante o dia a dia, para evitar que o braço fique exposto.

 

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que o punho do seu jaleco seja mais justo ou possa ser abotoado. 

 

Isso porque, essa característica evita que o tecido tenha contato com contaminantes e também facilita calçar as luvas e manusear objetos e equipamentos na hora do atendimento a pacientes de um plano odontológico para mei.

  1. Siga a legislação

Atente-se às leis que já vigoram no país em relação ao uso do jaleco, como por exemplo, a ordem que diz ser proibido o uso da vestimenta fora do âmbito de trabalho. 

 

O intuito dela é assegurar melhores condições de higiene nos ambientes e evitar a contaminação, tanto interna quanto externa.

 

Além dessa lei aprovada em 2015, existem outras legislações que já vigoram a respeito de como usar o jaleco. Portanto, atente-se para andar de acordo com as normas. 

  1. Higienize adequadamente

É necessário tomar alguns cuidados na hora de lavar o seu jaleco, como por exemplo, retirá-lo pelo avesso e colocá-lo em uma embalagem individual para não ter contato com o ambiente externo, para não disseminar nada que o contamine.

 

Além disso, não é recomendado a mistura dele com outras peças. 

 

Dessa forma, é possível realizar uma boa higienização para que o dentista possa atender seus pacientes de um plano odonto empresa de forma segura. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.