Como o uniforme contribui para a imagem de sua empresa?

Como o uniforme contribui para a imagem de sua empresa?
3 anos atrás

O uniforme é uma vestimenta usada por diferentes tipos de instituições, como é o caso de escolas e empresas, fazendo parte do cotidiano de um grande número de pessoas.

Em algumas situações, o uso de uniformes é fundamental para identificar funcionários e garantir a segurança dos clientes, tal como acontece nas companhias aéreas.

Comissários e pilotos são obrigados a usar o uniforme, assim como a equipe do check-in e os atendentes dentro do aeroporto. Dessa forma, eles podem ser identificados pelos passageiros de maneira segura.

Outro exemplo de uso do uniforme são os profissionais que visitam os clientes, como os técnicos das operadoras de internet. É dessa forma que o consumidor identifica o funcionário e permite sua entrada na residência de maneira segura.

Os colégios também adotam o uniforme para a segurança dos alunos. Uma das razões para isso é que se algo acontecer durante o trajeto de ida ou volta para a escola e o estudante estiver sem os documentos pessoais, é a escola que irá receber o primeiro contato.

Muitas outras empresas adotam o vestuário, e vamos explicar sua relevância e como ele ajuda na imagem da companhia.

A importância do uniforme para empresas

Muitas organizações escolhem usar uniforme, mesmo quando os colaboradores não têm contato direto com os clientes. Em alguns casos, a decisão pode ser um pouco polêmica, mas existem vários motivos que explicam sua importância.

Seu uso mostra que a organização tem um nível diferente e cria uma identidade única perante o mercado. A padronização no vestuário dos funcionários também colabora com as estratégias de marketing e a organização das equipes dentro da empresa.

Comunicando bom gosto, organização e também eficiência, assim como nos atletas o tecido esportivo gera resultados em sua performance.

Uniformes corporativos são práticos

Existem diferentes tipos, como no caso das camisetas personalizadas, e seu uso pode até mesmo aumentar a produtividade dos colaboradores. Tudo o que a corporação precisa fazer é explicar as vantagens do uso do uniforme.

Uma delas é que o colaborador não precisa perder tempo escolhendo roupas e nem mesmo gastar as peças que tem em casa no dia a dia de trabalho. Ou seja, ele acorda e já sabe o que vestir, sem maiores problemas. E no caso de uma empresa Imobiliária, passa credibilidade e organização.

O profissional se sente pertencente à cultura da corporação, o que aumenta a sua produtividade e a qualidade do serviço.

O uniforme transmite uma imagem de organização, segurança, padronização e higiene, algo fundamental para os diferentes cargos e atividades realizadas dentro da instituição.

As equipes conseguem se diferenciar entre si e todos compreendem suas funções dentro dela. Hoje em dia, os uniformes são elaborados de modo a permitir a movimentação dos profissionais, evitando incômodos, como:

  • Calor;
  • Transpiração;
  • Desconfortos;
  • Dificuldades para trabalhar.

Essa vestimenta também é essencial na hora de entrar em contato com os clientes, pois não é raro ver consumidores perguntando a outras pessoas se elas trabalham no local.

Por exemplo, se o uniforme de uma loja é camisa social branca slim, os clientes não precisam ficar procurando um vendedor. A dificuldade em encontrar um funcionário pode até mesmo fazer com que o indivíduo desista da compra.

Além disso, o cliente se sente bem atendido e o estabelecimento mostra que é organizado, aumentando sua credibilidade perante o público.

Tanto é que o uniforme pode ser considerado como o cartão de visitas da empresa, causando uma boa impressão desde o primeiro contato entre ela e seus consumidores.

Todas as marcas possuem uma identidade visual, formada por cores, logotipo, entre outros aspectos. Até mesmo a maneira como os objetos são dispostos na loja dizem muito sobre sua identidade visual.

Funcionários uniformizados colaboram com essa estratégia e transmitem a identidade da marca de maneira mais ampla, inclusive quando estão indo ou voltando do trabalho.

Também é uma maneira que a empresa tem de evitar que algum colaborador se vista de maneira inadequada durante o expediente.

Para a equipe de RH é um modo de poupar o tempo, pois não precisa explicar o tipo de roupa que os colaboradores devem usar e o que não podem, como peças muito justas ou muito largas, decotes, saias curtas, e assim em diante.

A imagem da empresa em si melhora muito ao contratar uniformes feitos por uma empresa de confecções e utilizar uma embalagem personalizada para roupas, conforme ficará claro no próximo tópico.

Vantagens do uniforme para a imagem da companhia

O uso de uniforme valoriza a imagem da empresa, tanto perante os funcionários quanto diante dos clientes, e as principais vantagens dessas roupas são:

1 – Valoriza a marca e o ambiente de trabalho

Um uniforme é um recurso para valorizar a marca, preservar sua identidade visual, transmitir seus valores, apresentar a estética da companhia e mostrar aos colaboradores o valor do trabalho que eles realizam.

Os uniformes sociais para empresas também valorizam o ambiente de trabalho, visto que todos se tornam parte de um grupo unido e que representa o negócio no dia a dia.

2 – Aumenta a segurança no ambiente de trabalho

Ao utilizar uniformes, a organização garante a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Em primeiro lugar, os profissionais usam roupas adequadas para a execução de suas tarefas, como por exemplo equipe de energia solar.

Principalmente quando exercem uma função mais arriscada.

A segurança do ambiente de trabalho como um todo é muito maior, pois ao exigir o uniforme, fica mais fácil identificar as pessoas que entram e saem da empresa.

Se o colaborador vai ao trabalho sem uniforme, pode prejudicar a segurança e facilitar a entrada de pessoas não autorizadas no recinto.

3 – Transmite uma imagem organizada

Como seria a sua reação se os policiais deixassem de vestir a farda? Seria difícil identificar e recorrer a esse profissional, se sua vestimenta não estiver padronizada.

Se você tiver algum problema com a internet e precisar da visita de um técnico, teria coragem de abrir a porta para uma pessoa que se diz trabalhar na companhia, mas que não está devidamente uniformizada?

Ou, então, como enxergaria uma companhia aérea em que as comissárias se vestem com as roupas que preferirem?

O uso de uniformes facilita a identificação dos funcionários, como mostramos anteriormente, só que mais do que isso, denota profissionalismo e organização.

As camisas sociais masculinas de uniforme mostram o comprometimento por parte da empresa e mostra para a sociedade que os colaboradores estão alinhados com as políticas empresariais, e podem representar a companhia de maneira segura e adequada.

Também é uma maneira que a corporação tem para demonstrar que todos os seus profissionais estão inseridos no mesmo grupo, e que todos são importantes da mesma forma.

Da mesma maneira, é válido destacar que quando todos os funcionários utilizam vestimentas padronizadas, como roupas masculinas esporte fino, se identificam melhor com seus colegas de trabalho.

As diferenças e rixas entre os setores diminuem, e todos passam a trabalhar em prol dos mesmos objetivos. Isso é importante porque consegue impactar diretamente nos produtos e serviços que chegam até os clientes.

Se tudo é feito com cuidado e qualidade, as pessoas se sentem mais satisfeitas e a imagem do negócio será sempre positiva.

4 – Divulgar a imagem da companhia

O uniforme ainda ajuda a divulgar a marca da empresa, pois durante o trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa, outras pessoas notam uniforme do funcionário.

Trata-se de uma estratégia de marketing direto, que afeta a memória visual dos clientes e aumenta o reconhecimento de marca.

Assim, ao adotar o uso de uniforme, um fabricante de etiqueta tag para roupas facilita a identificação de seus funcionários, trazendo mais segurança para o cliente e gerando confiança por parte dele.

5 – Facilita a vida do colaborador

Valorizar a imagem da empresa não é importante apenas quando se fala dos clientes, mas também quando nos referimos aos colaboradores.

A organização precisa criar uma imagem positiva para reter os talentos e reduzir as taxas de rotatividade. O uniforme ajuda a alcançar esse objetivo porque facilita o dia a dia dos funcionários.

Eles sempre terão uma roupa confortável para vestir e que seja adequada às tarefas do cotidiano, assim como não vão precisar gastar dinheiro comprando roupas para trabalhar, o que gera economia de tempo e dinheiro.

Ainda, uniformes com etiqueta personalizada para roupas fazem as pessoas se sentirem mais profissionais e dispostas para a sua função.

O colaborador sente que pertence ao ambiente de trabalho e que suas obrigações fazem a diferença para os resultados e crescimento do negócio.

Considerações finais

O uso de uniformes traz muitos benefícios para as companhias e seus funcionários, e eles chegam a impactar os clientes.

 

Portanto, sua experiência com a marca e o nível de contentamento aumentam.

Assim como os processos internos são padronizados, é importante padronizar a vestimenta dos profissionais que atuam na corporação, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.