O uniforme é uma peça tradicionalmente usada em grande parte das empresas – e isso não é de hoje em dia, mas estende-se desde épocas já distantes. É quase que uma definição padrão a utilização de uniformes pelos funcionários de uma empresa – mas, antes de se aplicar a peça dessa forma sistemática, e importante se perguntar:
Você sabe a importância dos uniformes para sua empresa?
O que os uniformes dizem sobre a empresa?
O uniforme revela de forma subjetiva uma série de características e ideais sobre a empresa.
Em primeiro lugar, o apreço pela imagem e boa aparência: ao uniformizar seus funcionários, pressupõe-se que a empresa faz questão que no ambiente de trabalho as pessoas estejam não só inteiramente envolvidas com os objetivos da companhia, como também mantenham uma postura de seriedade e profissionalismo.
Vale lembrar também que o uniforme pode até mesmo atuar como propaganda para a empresa – o que pode ser interessante, pois ao funcionar como ferramenta de divulgação, pode transmitir às pessoas que se trata de uma companhia presente no mercado, com forte postura profissional e que possui uma equipe bem estruturada.
Como os uniformes atuam na motivação dos seus funcionários
Uma importante finalidade da padronização que os uniformes instauram, digamos, nos funcionários de uma empresa que exige seu uso é, sobretudo, relativa à questão de alinhar a equipe na direção de um objetivo comum.
Cada pessoa tem o seu próprio estilo individual, o que deve ser sempre respeitado, evidentemente. Esse estilo é o que reflete não só a personalidade da pessoa, mas todo um conjunto de ideais que a definem.
É tomando exatamente esse mesmo propósito como ponto de partida que se baseia a aplicação de um uniforme numa empresa: assim como o indivíduo, a empresa também possui um conjunto de valores sobre os quais é construída. Dessa forma, ao uniformizar seus funcionários, é estabelecido um aspecto de equipe, de união, de trabalho conjunto em função de uma soma de objetivos comuns.
Assim sendo, o uniforme também desempenha uma função de força motivadora: a partir do momento em que reconhece e acolhe seus funcionários como partes (ou melhor, membros) fundamentais para a estruturação e funcionamento ideal da empresa, é gerado um sentimento de pertencimento que valoriza cada indivíduo.
Desnecessário dizer, a valorização pessoal é um grande motivador para o funcionário, pois o leva a trabalhar com maior empenho – o que por sua vez, reflete positivamente na produtividade geral da empresa.
Tenha atenção com a qualidade!
É fundamental que os uniformes que você pretende desenvolver e implementar na sua empresa tenham alta qualidade e sejam muito bem feitos. E essa é uma questão que vai além da boa aparência: a empresa deve ter (e demonstrar) preocupação com o bem estar de seus funcionários (afinal, são justamente eles que movimentam e colocam em prática o trabalho desenvolvido pela companhia).
Dessa forma, a partir do momento em que se assume que o uniforme será utilizado todos os dias, é fundamental que ele seja confeccionado com materiais que vão apresentar durabilidade, e, acima disso, conforto para o usuário.
Ao considerar implementar o uso de uniformes na sua empresa, confira os produtos da Cia Uniformes Profissionais: nós utilizamos apenas materiais de alta qualidade e o processo da confecção é meticuloso para que possa ser garantida sempre sua total satisfação, transporte rápido e eficaz.