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Uniforme para seus funcionários: Saiba a importância

Uniforme para seus funcionários: Saiba a importância

29 nov

Conhecer a importância de se fornecer uniforme para seus funcionários é a maneira mais eficiente de se ter uma boa gestão.  

 

Vamos a um exemplo, sabe quando você entra em um estabelecimento e não sabe onde está um determinado setor ou produto? Naturalmente, você irá procurar um colaborador, mas se não tiver ninguém uniformizado, possivelmente você irá desistir da compra. 

 

Ter uma equipe uniformizada é essencial em todos os processos de uma empresa. Quer entender mais sobre o assunto? Confira o conteúdo que preparamos, a seguir! 

Vantagens de se ter um uniforme para os funcionários 

Ao longo deste conteúdo, você irá conferir dicas e vantagens de se ter um uniforme para a sua empresa mesmo antes de estudar sobre o curso de gestão de pessoas. A seguir, listamos detalhadamente as principais vantagens. Confira: 

  1. Mais organização no ambiente 

O uniforme padroniza foda a equipe e por isso, permite mais formalidade, além do sentimento de pertencimento a empresa. 

 

Neste sentido, os profissionais uniformizados conseguem ter a sensação de que pertencem a algo muito maior do que as suas tarefas diárias, isso possibilita maior integração e igualdade. 

 

Além disso, existem os equipamentos de segurança que impedem que os colaboradores se acidentem. 

  1. Fortalecimento da marca 

O ditado “a primeira impressão é a que fica” também se aplica quando o assunto é uniforme para empresas e gestão hospitalar ead

 

Isso porque é o uniforme e o seu colaborador que serão o ponto de contato com o cliente. Por isso, você gestor deve ficar atento à:

 

  • Qualidade do material do uniforme;
  • Harmonia entre a identidade visual da marca e a vestimenta;
  • Posicionamento do logo da marca; 
  • Tamanho de cada veste do colaborador. 

 

Estar atento a esses detalhes, em relação ao uniforme dos colaboradores, é fundamental para que haja sucesso com essa estratégia. 

  1. Estratégia de marketing 

Um uniforme bem pensado é capaz de atrair clientes, você sabia? Isso porque, quando o funcionário utiliza o uniforme no percurso de ida e vinda do trabalho, ele divulga involuntariamente a empresa. 

 

Isso se torna uma grande ferramenta de marketing e de curso gestão de pessoas ead, pois não há custo adicional com a divulgação. 

  1. Mais conforto e motivação 

Embora muitos gestores não acreditem, o uniforme é a melhor solução quando se fala em praticidade. 

 

Isso porque, o colaborador não tem que se preocupar em adquirir roupas novas que são adequadas ao trabalho e também há economia de tempo, uma vez que ele não precisa pensar em qual roupa vestir no dia. 

 

Por isso, quando você, gestor, for escolher um uniforme para a sua equipe, opte por modelos práticos, confortáveis e claro, duráveis. 

 

O uniforme do colaborador deve proporcionar bem-estar e aumentar a sua autoestima, para que a sua função seja executada com mais eficiência e proatividade. 

 

  1. Mais segurança 

Mesmo que o uniforme seja uma opção para grande parte das empresas de quanto custa o curso de gestão financeira, em certos cargos ele é um item imprescindível de segurança. 

 

Trabalhadores da construção civil, cozinha industrial, médicos, enfermeiros, colaboradores de indústria química por exemplo, são profissionais que além de utilizarem uniforme devem estar munidos de equipamentos de segurança. 

 

Embora nesses casos não haja muita opção para adaptar os modelos para a identidade visual, é importante ressaltar que estes equipamentos garantem a segurança que deve vir em primeiro lugar. 

 

Para se certificar que a sua empresa está dentro das normas de segurança, vale consultar os órgãos que regem a profissão a fim de identificar as exigências. 

Normas para o uso do uniforme 

Após a reforma trabalhista, as normas acerca do uso de uniformes no trabalho ficaram mais claras. 

 

Isso porque, agora está na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) a autoridade do gestor em orientar qual a melhor vestimenta para ser utilizada na empresa. 

 

Podemos verificar no artigo 166 que também fica sob responsabilidade da empresa os custos para fornecer o uniforme da pós graduação gestão hospitalar ead. Veja: 

 

Art. 166 – A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

 

Portanto, após o uniforme ser elegido como o padrão de vestimenta, o empregador e o colaborador devem seguir as seguintes normas:

  1. Conservação 

Para que os uniformes durem por mais tempo, o ideal é que seja formalizado o acordo com o colaborador sobre a sua conservação.

  1. Substituição

Não há nenhuma lei ou norma sobre de quanto em quanto tempo deve ser realizada a troca dos uniformes dos colaboradores. 

No entanto, fica a critério dos gestores o bom senso de trocar a veste do colaborador de faculdade de vendas sempre que houver necessidade. 

  1. Lavagem 

A lavagem do uniforme é inteiramente responsabilidade do colaborador. No entanto, caso o uniforme necessite de algum produto específico para a sua higienização, a responsabilidade é transferida para a empresa. 

 

Portanto, cabe à empresa fornecer, no mínimo, dois uniformes para o colaborador. Dessa maneira, quando um estiver lavando o outro poderá ser utilizado. No entanto, é importante estar atento às atividades dos colaboradores. 

 

Quanto mais necessidades de lavar, menos tempo de vida esse uniforme terá e será necessário a sua troca. 

  1. Uso fora da empresa 

Não é proibido o uso do uniforme fora do horário de trabalho e muito menos fora da empresa, isso é uma escolha que diz respeito apenas aos funcionários, é ele quem decide se irá usar ou não fora do horário de trabalho. 

No entanto, as vestes utilizadas pelos servidores públicos de segurança não devem ser utilizadas no ambiente externo da empresa de curso de gestão de recursos humanos

 

Para que a empresa não enfrente nenhum problema relacionado ao uso indevido do uniforme, recomendamos que seja orientado sobre a norma do uso do uniforme fora do ambiente de trabalho. 

  1. Modelos confortáveis e adequados 

É total responsabilidade do gestor optar por um uniforme adequado e confortável para os seus colaboradores no horário de trabalho. 

 

Para tanto, deve-se considerar, por exemplo, a temperatura do local onde o colaborador de gestão de saúde e administração hospitalar presta serviço e a segurança do funcionário.

Conclusão 

Ao longo deste conteúdo você pode aprender mais sobre a importância do uniforme no ambiente de trabalho, certo? 

 

Isso porque, ter um ambiente saudável e organizado é uma das bases para uma empresa ter sucesso. Por mais simples que pareça, isso ajuda a aumentar a produtividade e satisfação de seus clientes e funcionários.

 

Sem organização, planejamento e uma equipe capacitada é impossível que um empreendimento se estabeleça no mercado. 

 

Dito isso, o uniforme não serve apenas para os colaboradores “vestiram a camisa da empresa” no literal, mas sim para que eles se sintam parte de algo muito maior do que as suas tarefas diárias. 

 

Esse senso de pertencimento possibilita um maior engajamento dos colaboradores. Além disso, o relacionamento da equipe tende a ser mais estruturado, uma vez que eles são parte de uma organização. 

 

Podemos ver ao longo do artigo, que o uniforme também é uma excelente ferramenta de marketing para a empresa. 

 

Isso porque os colaboradores que os utilizam fora do ambiente de trabalho divulgam a empresa para pessoas que possivelmente não a conhecem. 

 

No entanto, os uniformes não servem apenas para tornar a equipe mais unida, já que os EPI ‘s também são considerados uniformes, mas são utilizados para garantir mais segurança aos colaboradores. 

 

Também podemos notar que quando um gestor opta por utilizar o uniforme é necessário entender que o seu cliente terá contato com o funcionário uniformizado e por isso, deve-se atentar aos detalhes a fim de fortalecer a identidade da marca.

 

Quando se trata de empresas é imprescindível ficar atento às normas e leis. Isso porque, com a reforma trabalhista, o uso de uniformes agora consta na CLT. Portanto, o uso de uniformes e de EPI’s devem ter uma atenção a mais. 

 

Se você gestor tem dificuldade em escolher uniformes e materiais de segurança para os seus colaboradores, o ideal é pesquisar referências com as empresas do mesmo ramo e claro, conferir as normas para que não haja engano. 

 

Os uniformes e demais itens devem promover um ambiente de trabalho seguro e confortável. Neste sentido, é importante ressaltar que menos é sempre o ideal. 

 

Levando em consideração tudo o que apontamos ao longo deste conteúdo, certamente você terá uma equipe engajada e segura. 

 

Logo, os resultados dessa simples escolha dará frutos, pois colaboradores satisfeitos e com o sentimento de pertencimento tendem a fazer a empresa crescer cada vez mais. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

 

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