Como vai ser o novo uniforme das escolas públicas 2023?

Como vai ser o novo uniforme das escolas públicas 2023?
1 ano atrás

O ano letivo de 2023 começou e uma novidade para os alunos que estudam na capital federal é que eles receberão novos uniformes. Certamente, eles devem estar se perguntando: como vai ser o novo uniforme das escolas públicas?

Com o novo uniforme escolar da rede pública, o objetivo do Governo do Distrito Federal é levar um layout mais simples, mas sem deixar de lado a modernidade que é tão importante, afinal são crianças e adolescentes que usam esse tipo de roupa.

Como será composto o novo uniforme escolar da rede pública?

Os alunos da rede pública de ensino vão receber:

  • Bermuda;
  • Calça;
  • Camisetas;
  • Casaco de frio;
  • Dois pares de meia branca.

O novo uniforme escolar da rede pública terá as cores azul pantone e azul marinho e o uso já é obrigatório a partir deste ano. A atualização tem como objetivo levar não só a personalização de uniforme como também promover a padronização, pois conforme o tempo foi passando, as escolas foram desenvolvendo uniformes próprios.

O ideal é que com esse novo uniforme escolar da rede pública, os alunos tenham tanto segurança no ambiente educacional como também aconteça o reforço da educação pública, pois a roupa comunica. 

O uso desse tipo de vestimenta ainda é importante, porque gera nos alunos um senso de pertencimento à escola, faz com que os vínculos com a unidade de ensino sejam fortalecidos.

Sem contar que mais do que saber como vai ser o novo uniforme das escolas públicas, o uso dele faz com que todas as pessoas desfrutem da igualdade e do respeito dentro das escolas estaduais.

Cuidados que são necessários com o uniforme escolar

Quem tem filhos na escola, sabe o quanto o uniforme escolar é fundamental, afinal essa roupa deve ser usada de forma diária. No entanto, nem sempre é fácil manter as peças em um bom estado de uso. Por isso, abaixo vamos trazer algumas dicas de cuidados com uniforme que contribuem para a maior durabilidade das peças.

Separe por cor na lavagem

Para isso, é indicado lavar sempre os uniformes claros separados dos escuros, porque os que têm tom mais escuro podem não só desbotar como ainda causar manchas nos mais claros. Como o novo uniforme escolar da rede pública terá duas tonalidades de azul, seguir essa dica é muito importante.

Use sabão neutro

Além disso, é indicado ainda usar o sabão que seja neutro, porque essa especificação garante menor dano às peças ou manchas. As mães que forem lavar ainda devem ter muito cuidado com o emprego de produtos que tem em sua base o cloro, como é o caso da água sanitária.

Essa recomendação é dada, porque o cloro pode trazer danos às fibras do tecido fazendo com que ele tenha menor durabilidade.

Tempo de molho

Outro cuidado a ser tomado é com relação ao período em que as peças serão mantidas de molho, porque mesmo um tecido ideal pode garantir sua durabilidade. O período deve ser o menor possível, pois o contato prolongado no molho pode fazer com que elas desbotem e ganhem uma aparência mais velha mesmo tendo pouco tempo de uso.

Secagem

Para secar, o melhor é manter a sombra. Contudo, se a ideia for aproveitar o calor do sol, o ideal é estender no varal do lado do avesso, pois essa medida também faz com que a roupa não desbote.

Deste modo, enquanto assiste uma série preferida na TV ou smartphone ou novela, pode aproveitar o sol para secar as roupas bem sequinhas ao sol.

Caso a pessoa faça questão de passar as peças, o ideal é que elas estejam ligeiramente úmidas e sempre do avesso. Esse cuidado é necessário para que os uniformes apresentem maior durabilidade.

Por que seu filho deve usar uniforme?

É comum que as crianças e adolescentes não queiram usar uniforme. No entanto, é fundamental que os pais incentivem o uso da peça.

Mas, quais benefícios esse tipo de vestimenta traz e que pode ajudar os pais a convencerem os filhos do uso, pois são importantes o uso do uniforme esportivo também.

Primeiro, é fundamental que as pessoas entendam que existe regra sobre uniforme escolar a fim de assegurar todos os benefícios. Além disso, o uso do uniforme é importante, porque todos vão usar a mesma e isso faz com que o objetivo de todos os que estão na escola seja somente o aprender e o buscar conhecimento.

Juntamente, com o uso do tênis feminino e masculino, completando o uniforme.

Sem contar que isso faz com que o preconceito diminua assim como todos sejam incluídos, pois as roupas diferentes podem evidenciar as diferenças entre as classes sociais e as condições financeiras de cada um.

Outro ponto é que o uniforme é algo prático. Para ir para a escola, não precisa escolher roupa, mas vestir o uniforme e isso vai assegurar que as crianças tenham mais 10 até 15 minutinhos a mais na cama, pois não precisarão ficar com a porta do armário aberto escolhendo roupa.

Mais uma vantagem para os pais é que eles não precisarão ficar investindo dinheiro em roupas da moda para que os filhos usem nas idas para a escolha, pois principalmente as meninas vão querer um look novo todo dia! Agora que você já sabe como vai ser o novo uniforme das escolas públicas, incentive seu filho a usar!