Início » Uniforme no ambiente de trabalho: Entenda a importância da divisão na gestão empresarial

Uniforme no ambiente de trabalho: Entenda a importância da divisão na gestão empresarial

Uniforme no ambiente de trabalho: Entenda a importância da divisão na gestão empresarial

31 mar

Muitas pessoas não sabem, mas utilizar uniforme no ambiente de trabalho é uma poderosa ferramenta de marketing, pois além de fazer os colaboradores se sentirem parte da empresa, o uniforme também é uma ótima ação de marketing.

O uso do uniforme dentro de uma empresa pode ajudar em vários aspectos, mesmo que o colaborador não vá ter contato direto com outros, isso porque padronizar a vestimenta pode mostrar um nível de organização e seriedade.

Uma empresa de gestão de saúde e administração hospitalar, por exemplo, deve utilizar uniforme não só para padronizar a vestimenta, mas também para manter os seus colaboradores protegidos contra os resíduos hospitalares.Ou seja, investir no uso de uniformes no seu negócio pode proporcionar diversos benefícios, tanto para a sua empresa quanto aos colaboradores. Para conhecer alguns desses benefícios continue nesta leitura.

Vantagens da Padronização do Uniforme no ambiente de trabalho

Com a padronização de uniformes no ambiente de trabalho é possível identificar os integrantes de cada equipe dentro da empresa. Entre as vantagens de utilizar o uniforme dentro do ambiente de trabalho, podemos destacar:

  • Fortalecer a imagem da marca;
  • Torna o ambiente de trabalho mais organizado;
  • Funciona como uma ferramenta de marketing;
  • Proporciona conforto e praticidade para os colaboradores.

Esse tipo de ação pode ser realizada e incentivada pelo setor de gestão de recursos humanos ead, responsável pela integração das equipes e benefícios da empresa. Quanto mais trabalhado esse tipo de ação, melhor aceita ela será pelos colaboradores.

A importância do uniforme no ambiente corporativo

O uso do uniforme dentro de uma empresa demonstra um nível de seriedade, profissionalismo e responsabilidade, além de fixar na mente do seu público a identidade visual do seu negócio, mesmo que seja uma faculdade gestao financeira a distancia

Esse tipo de comunicação também aumenta as chances de sucesso nas estratégias de marketing dentro e fora da empresa, tornando-as muito mais fáceis de serem executadas e aceitas tanto pelo público interno quanto pelo público externo do seu negócio.

Para que esse tipo de estratégia seja primariamente eficiente para a gestão comercial ead e aos demais setores da empresa, confira a seguir as vantagens que ela pode proporcionar quando aplicada de forma correta.

  1. Aumenta a produtividade dos colaboradores

O uso do uniforme no ambiente de trabalho pode trazer diversos benefícios, entre eles, mais comodidade e praticidade para o dia a dia dos colaboradores. Isso porque com o uso do uniforme, eles não precisam se preocupar com qual roupa vestir antes de ir trabalhar.

Além disso, o uso do uniforme aumenta o sentimento de pertencimento dos profissionais, fazendo com que eles se sintam da cultura da empresa. Tais sentimentos fazem com que a produtividade e a qualidade dos processos sejam muito maiores.

    2. Garante a segurança dos profissionais

Ao realizar a gestão de startups e empreendedorismo digital, além de todos os processos que precisam ser realizados, também é necessário pensar na segurança dos colaboradores dentro do ambiente do trabalho. E o uso do uniforme no ambiente de trabalho oferece esta segurança e identificação. 

Outro fator importante é que o uso do uniforme transmite organização, higiene e segurança, que são elementos essenciais independentemente do cargo. Os uniformes também ajudam a diferenciar uma equipe da outra, auxiliando no entendimento da função de cada um.

      3.Uniforme no ambiente de trabalho facilita a identificação para o público

É comum um cliente parar uma pessoa em um estabelecimento e questionar se a mesma trabalha no local. O uso do uniforme no ambiente de trabalho pode evitar esse tipo de desconforto, pois o público saberá exatamente que trabalha no local através dessa identificação.

Quem trabalha em uma instituição de ensino que oferece curso de gestão financeira, por exemplo, pode utilizar o uniforme no ambiente corporativo para ajudar os alunos a identificar o profissional e se sentirem melhor atendidos, passando a visão de organização e sensibilidade ao negócio.

     4.Transmite a identidade visual do empreendimento

Toda a empresa precisa ter uma identidade visual, isso porque isso ajuda o público a identificar a sua marca, seja dentro de um estabelecimento ou nas mídias sociais. Para isso, é preciso definir as cores e o logotipo que será utilizado.

Com a uniformização dos colaboradores, é possível transmitir a identidade visual da empresa de forma muito mais simples e dinâmica. Além disso, o uso do uniforme também evita que um colaborador se vista de forma que não represente a sua empresa.

        5.Funciona como ferramenta de marketing

A confecção de um bom uniforme para o trabalho pode ser capaz de levar a imagem de uma empresa com eficiência e qualidade para o mercado de negócios. Ele também torna possível conquistar novos clientes, o que o caracteriza como uma poderosa ferramenta de marketing;

Toda vez que o colaborador veste o seu uniforme, ele está indiretamente divulgando a sua empresa, seja dentro da sua empresa ou na faculdade em que ele faz curso de gestão de recursos humanos, o que faz sua marca alcançar novos lugares e novas pessoas.

         6. Proporciona conforto e motivação para a equipe

Quando for escolher as peças para compor o uniforme da sua empresa, de preferência para modelos confortáveis e práticos, que proporcionem bem-estar e autoestima para os profissionais. Quanto melhor eles se sentirem, mais produtivos eles serão.

Outra vantagem é a economia de tempo e dinheiro para o colaborador, já que ele não terá que se preocupar em adquirir novas roupas que sejam adequadas para o dia a dia de trabalho para ministrar um curso de gestão financeira empresarial, por exemplo.

A escolha das cores para a confecção dos uniformes

Apesar de muitas pessoas não conscientemente darem importância, as cores dentro de um ambiente podem influenciar, inclusive num âmbito de trabalho, pois as cores possuem o poder de interferir e despertar sentimentos. Ou seja, as cores dentro de um ambiente podem despertar e manter sentimentos positivos e até mesmo influenciar positivamente na execução das tarefas do dia a dia e no bom convívio de toda a equipe. 

Escolhendo as cores certas, é possível transmitir harmonia e tranquilidade, além de reforçar a identidade visual da empresa. Esse também é um ponto a se considerar na hora de definir as cores da identidade visual da sua marca. Entre os sentimentos que as cores podem causar dentro de um ambiente de trabalho estão:

  • Preto: liderança;
  • Azul: trabalho em equipe;
  • Branco: organização;
  • Marrom: confiança;
  • Vermelho: potencial;
  • Verde, amarelo, laranja e roxo: criatividade.

Benefícios das cores no uniforme de trabalho

Antes de tudo, é preciso pensar que as cores da identidade visual da sua marca devem ser utilizadas na confecção dos uniformes. Porque esta intencionalidade aplicada em uniforme no ambientes de trabalho podem ser combinadas com outras cores para agregar sentimentos positivos no ambiente de trabalho, tanto para colaboradores quanto clientes.

As cores podem impactar de maneiras diferentes, mas para que isso ocorra é preciso entender a mensagem que cada uma delas passa, para que estejam alinhadas com a mensagem que a sua empresa deseja passar no mercado. Por isso, se atente às seguintes questões: cores quentes transmitem conforto, mas se utilizadas em excesso podem causar estresse. Já as cores frias costumam transmitir calma, mas em demasia também podem causar tristeza.

Dessa forma, é preciso equilibrar as escolhas e adequá-las a identidade visual da sua marca, e isso vale até mesmo para a escolha das cores dos móveis e ambientes de trabalho, que ajudam a influenciar no clima do ambiente.

Como comunicar com os colaboradores sobre o uso do uniforme de Trabalho

Antes de comunicar para os seus colaboradores sobre a obrigatoriedade dos uniformes dentro do ambiente de trabalho, é preciso mostrar as vantagens que esse tipo de padronização proporciona.

A preservação do uniforme também deve ser levada em conta, pois uma manutenção adequada prolonga a vida útil do material, fazendo com que ele dure mais.  Segue abaixo alguns benefícios para os colaboradores, e dicas para incentivar este uso, acompanhe.

  • O uso do uniforme no ambiente de trabalho é uma forma de cuidar da apresentação pessoal.
  • Oferecer cursos de qualificação, como um curso gestão de pessoas, o que é e como funciona, ou até mesmo uma palestra sobre o assunto, podem ajudar os profissionais a entenderem melhor sobre a importância do uniforme no ambiente de trabalho.
  • Auxilia nos seus contatos e abordagem com os clientes, proporcionando confiança, motivação e outras consequências positivas.
  • O uso do uniforme proporciona credibilidade e contribui para uma boa imagem da empresa, destacando-a dos concorrentes no mercado.

 

Como realizar a melhor opção de uniforme de trabalho

Portanto, a melhor decisão é escolher um fornecedor para confeccionar e personalizar os uniformes, lembrando de escolher um bom tecido. Peças que sejam confortáveis, práticas e que não sejam tecidos que retêm calor, mas que transpiram bem. Para te ajudar nessa parte, peça a ajuda do profissional que irá confeccionar o seu uniforme.

Ademais, esteja aberto para ouvir a opinião de toda a equipe sobre os uniformes no ambiente de trabalho, abrindo espaço para que eles façam parte da personalização dos mesmos, sempre respeitando os valores da empresa e priorizando o conforto dos profissionais. 

Busque boas referências de modelos de uniformes, cores e aplicação de identificação, assim evitando errar no modelo e cores. Além de uma boa pesquisa sobre onde fazer e optando sempre para empresas de respeito e credibilidade.

Precisa de ajuda? Converse conosco